terça-feira, 27 de julho de 2010

Esse negócio de Propaganda no país das maravilhas. Cadê a Alice?!?



Como classificar algumas pessoas que aqui usufruem do oficio de exercer a profissão de publicitário.

Não é difícil percebe-las; Será que é pelas inúmera proezas que realizam constantemente em nosso mercado propagandista?!

Muitos me perguntam como é que tais pastinhas continuam existindo diante da era da convergência de inúmeros fatores da pós...pós....pós....modernidade que já foi.

As vezes fico divagando sobre tais questionamentos e acabo perdendo um tempo precioso, me perdendo dentro deste emaranhado mundo propagandista daqui.

Uffaa!! Touché! Esse é o momento em que os insights chegam, para afastar o lado sombrio de um mercado que tenta se livrar do sorridente pastinha, que hoje evoluiu e carrega diversos apetrechos, trecos e demais bugigangas em seu discurso falido.

Será que eles acreditam que ainda são capazes de convencer os empresários ou comerciantes a entregarem a imagem de seu negócio a seus textos medíocres?!

Como o sol nasce para todos, a chuva também há de cair na horta do vizinho. Porém quando cai é uma tempestade que destrói todo o negócio e leva consigo a marca de algum produto e o nome de empresa/comércio para a vala do amadorismo.

O dinheiro não pode ser somente gasto, precisar ser investido. Ei espere!... Noosssa!!Rensgah! Esse é o texto do pastinha sorridente que não consegue mudar o discurso.

Muitos se esquecem que uma boa propaganda está aliada ao planejamento.

O pastinha sorridente não sabe o que é planejamento pois só consegue lembrar da bonificação que vai receber ($ 05%, $10%, $20%, $30%, $40%,...e por ai vai), estará ocupado pensando no quanto vai sobrar da produção, do telefone de alguém que participou da produção do VT para a TV* a fim de....ter acompanhante para o Pitdog da praça ou show de quem vier na cidade no fim de semana...e tem mais..., o negócio do cliente é a ultima coisa que ele pensa, pois não voltará no estabelecimento para ao menos perguntar se o cliente teve retorno com o investimento.

*O pastinha só conhece Tv e rádio, outras mídias ele é incapaz de perceber a sua ação de persuasão e impacto.

Mas não desanime caro leitor consumidor, o cenário não consegue se sustentar dessa forma por muito tempo. As mudanças estão ocorrendo, faça parte ou melhor faça a sua parte. Que a força esteja com você.

Um comentário:

israelfilho disse...

Pensar em cliente... pensar em crescimento da empresa... pensar nos "bestas da criação".... NÃOOOOOO!!!! Querem pensar somente na comissão que vai estar no salário no final do mês!!

"Que a força esteja com você". NÃOOOOOO!!!!! Preciso é de paciência e calma. se eu tiver mais força mato uns 10!!